St. Patrick’s Day

Fala galera do Mission: Dublin. Estamos sumidos mesmo. Muito trabalho, muita preguiça e pouco assunto, são esses os motivos.

Muito ouvimos falar sobre o St. Patrick’s Day que rolou em BH, mas não demos nosso parecer a respeito do dia do santo aqui em Dublin. Aqui vão nossas impressões:

É pura festa. Em um dia a Irlanda (sobretudo a capital Dublin), que já é repleta de estrangeiros, se enche de pessoas de vários países para a comemoração do St. Patrick’s Day. Ao meio dia começa o desfile, que para o trânsito em algumas das principais ruas e avenidas do centro da cidade. Já nas primeiras horas da manhã conseguimos ver pessoas vestidas de Leprechauns, Vikings ou de trevo, que era utilizado pelo santo para representar a Santíssima Trindade e acabou virando um dos maiores símbolos do país. Tudo se torna verde e laranja e a bandeira da Irlanda é vista por todos os cantos. Apesar do feriado, todo o comércio funciona normalmente, devido ao grande número de turistas nas ruas.

Ainda que o St. Patrick’s Day seja uma das principais datas comemorativas da Irlanda, ainda é proibido consumir bebida alcoólica em vias públicas, então a solução é apreciar a variedade de cerveja nos pubs que ficam espalhados por todos os cantos. A região do Temple Bar, claro, é a mais procurada e frequentada.

A festa, no entanto, tem dois momentos. No primeiro, que é quando acontece o desfile, participam famílias, crianças, idosos e qualquer pessoa que queira curtir a música, a dança, as cores e os figurinos. Logo após a coisa perde o controle, todo mundo começa a beber e de repente a festa é totalmente diferente do que começou. Muita gente muito “alegre” entrando e saindo de pubs e procurando a próxima parada. Isso permanece até mais ou menos as 2 da manhã, quando os pubs se fecham e todos voltam pra casa.

Percebemos que o evento tem grande importância no cenário cultural do país, não só para os irlandeses, como também para imigrantes e turistas. Não é a toa que a imagem e o nome do santo são celebrados por todos os cantos do planeta.

Vão aí algumas fotos do dia: www.arthuzzi.com/missiondublin – aí clica em St. Patricks

Slainté!

Sobre missiondublin


2 respostas para “St. Patrick’s Day

Deixe um comentário