Mc Donald’s: i’m lovin’ it

Viemos para Dublin com muita ideia na cabeça. Uma delas, e talvez a mais relevante, era a de que teriamos que bater perna pra norte, sul, leste e oeste e abraçar qualquer emprego que viesse com um sorriso no rosto e o coração aberto. Nenhum de nós goza de uma quantia considerável de euros que nos permite recusar um trabalho que não é de nosso agrado. 

Ainda assim, confesso que me deu um frio na barriga quando recebi uma ligação-convite para uma entrevista no Mc Donald’s. MC DONALD’S! Justamente o lugar para o qual eu evito olhar. O meu ponto fraco no quesito alimentação. O meu vício, sobre o qual não tenho nenhum orgulho de falar. De qualquer forma, aceitei feliz. Como dizem os noticiários, não está fácil encontrar emprego por essas bandas.Quem me ligou foi uma moça com sotaque do leste europeu, e tive alguma dificuldade para entendê-la. O horário marcado era no mesmo dia da ligação e, como eu estava na rua, tive que ir direto. Cabelo bagunçado, barba mal feita, roupa inadequada. Já no restaurante, me mandaram para o refeitório, e para alcançá-lo tive que subir alguns lances de escada que estavam extremamente engordurados, como tudo lá. O cheiro também não era dos melhores, mas logo eu esqueci disso tudo pois fui chamado para a salinha do gerente geral. “Hi, my name is Billy!”. Quem falava era um japonês/coreano/chinês que tinha cara de tudo, menos de Billy. Após algumas tentativas de falar meu nome corretamente (todas em vão), Billy deu início à entrevista, que foi bastante tranquila. Geralmente é fácil conversar em inglês com alguém da Ásia pois o sotaque é carregado e eles dão muita ênfase às palavras. Fui embora sem esperar nenhuma resposta positiva, como sempre faço, mas esperei apenas um final de semana e recebi o convite final para me tornar um membro da Crew Staff do Mc Donald’s. Em apenas 4 dias eu já tinha uniforme completo, papéis assinados e minha agenda para as primeiras duas semanas de trabalho.

Se alguém me pede para definir o trabalho no Mc Donald’s em uma palavra, minha resposta está na ponta da lingua: procedimentos. Você não dá um passo naquele lugar sem que seja da “maneira Mc Donald’s” de fazer. E isso não deixa de ser verdade, pois você é obrigado a trabalhar com o sapatinho feio feito a morte que eles te dão. Tirando o sapato, o uniforme é bem legal. Uma camisa gola polo marrom com o “M” amarelo, um boné que segue o mesmo padrão e uma calça cinza que não é das mais belas mas é bem confortável. Devido aos procedimentos, o trabalho é absolutamente mecânico, o que exige algumas (ou várias) horas de prática. Desde a montagem dos sandubas até a reposição do leite para o milk-shake, os procedimentos estão lá. Os Big Macs, por exemplo, são montados de 4 em 4. Após o pão ser tostado, você tem 30 segundos para colocar molho especial, cebola, alface, picles e queijo, pois as 8 carnes não podem ficar esperando na grelha. O trabalho sempre é em equipe e a comunicação é extremamente importante. Por isso existem alguns códigos, como “Tray macs” (Bandeja de 4 Big Macs), “Tray doubles” (Bandeja de 4 Double-Cheese Burgers), “Tray regulars” (Bandeja de 8 regulares, que podem ser hamburguers ou cheeseburguers, dependendo da necessidade do controlador), “8 meat down” (colocar 8 carnes na grelha). Além disso existem os pedidos especiais, e geralmente são eles que atrapalham o trabalho. Imagine um ser humano montando Big Macs por duas horas. Suas mãos já trabalham em um ritmo alucinante e completamente automático. Subitamente aparece um pedido de Big Mac “No Onions” e “No Pickles”. Para quem está iniciando (e muitas vezes até para os experientes), é dificil processar essas mudanças, e se você não se cuida sua mão coloca cebola e dois picles sem você ver. Isso quando não vem uns pedidos bizarros de clientes estranhos, como a famosa “Tia do Mc Onion”. Costumo chamá-la assim pois ela comparece toda semana e sempre pede a mesma coisa: “hamburguer, only extra onion, no meat”. Isso mesmo, pão, uma mão de cebola e nada mais.

O Crew Staff member trabalha também no lobby, que é a área onde ficam as mesas e os banheiros do restaurante. Não há muita coisa pra falar sobre trabalho no lobby. Você limpa mesas, bandejas e os banheiros, que raramente está muito sujo (nos turnos da noite podem aparecer algumas surpresas). Trabalhar no lobby as vezes é bom, pois a correria é menor e existem menos procedimentos, então você pode dar uma relaxada, cantarolar uma música e conversar sobre assuntos diversos com seus colegas.

Existe ainda o trabalho no Till (Caixa), mas nunca trabalhei nessa estação e não tem muito o que falar. Ouço dizer que a maior complicação de se trabalhar no till são os clientes bêbados que surgem com certa frequência. Geralmente são desavergonhados, e fazem de tudo, desde ordens estranhas a pedidos de casamento.

Pra finalizar, algumas curiosidades e mitos sobre o Mc Donald’s.

– Pelo menos no restaurante onde trabalho, não existe essa de “Caiu no chão, mas ninguém viu”. Caiu no chão, vai pro lixo, mesmo se o restaurante estiver na correria maluca.
– Criança na Irlanda ama Mc Donald’s e, apesar de lindas e fofinhas, elas fazem uma bagunça que desorienta qualquer Crew Staff que esteja no lobby.
– Até onde sei, a carne não é feita de minhoca, nem de um animal sem olhos nem boca criado e reproduzido em laboratórios clandestinos nos confins de algum lugar sinistro.
– O molho do Big Mac vem empacotado e já numa caixinha para ser usado. Continua sendo um mistério.
– Para quem não sabe, o Quarteirão com Queijo tem esse nome pois seu hamburguer tem ¼ de pound, unidade de peso que é muito usada por essas bandas. Eu mesmo não sabia e sempre me perguntei o motivo desse nome horrível. Aqui ele é chamado de Quarter Pounder with Cheese.
– NA IRLANDA NÃO EXISTE CHEDDAR MC MELT.
– Apesar da correria de qualquer fast-food, o clima no trabalho é muito bom. É comum ver alguém cantando, contando ou fazendo piada e falando bobagem. Como qualquer lugar, sempre vai existir um ou outro mala que as vezes te tira do sério, mas ignorar, nesse caso, é a melhor solução.
– Qualquer funcionário dos Mc Donald’s na Irlanda tem direito a dois intervalos. No primeiro break, ele pode consumir até €10 no restaurante, e no segundo, €5. Para se ter uma idéia uma promoção média do Big Mac custa €6.10.
– Dá pra engordar trabalhando no Mc Donald’s mas, quem quer, come saudável. Nunca experimentei, mas dizem que a salada é bem honesta.
– Não, eu não enjoei da comida.

O que posso dizer é que o trabalho superou minhas expectativas. Conheci um lugar alegre e agradável, onde os funcionários e clientes são tratados com respeito e dignidade. A organização e os cuidados com a imagem dão uma pequena idéia de como a marca se tornou um monstro com mais de 30.000 restaurantes espalhados por todos os cantos do planeta. É desnecessário dizer que está longe de ser um emprego ideal, mas se você está na Irlanda e procura por um emprego que ofereça um salário digno e que pague suas contas, eu recomendo que entre no site www.mcdonalds.ie e procure por vagas.

Um abraço a todos.

Ike – Mission: Dublin

Sobre ikecardinali


13 respostas para “Mc Donald’s: i’m lovin’ it

  • Marilia

    Muito instrutivo!! Principalmente sobre a parte do monstro sem olhos(imagino que seja a bestiola que vira carne). Mas, confesso, estou revoltada!! Como nao existe Cheddar Mc Melt na Irlanda?? Impossivel!! O meu preferido!!!
    Muito interessante também a parte dos banheiros.. ainda bem que nao especificou que tipo de surpresas se encontram….
    De resto, fico contente que pelo menos nao se ouve noticias de que cospem no prato de quem nao simpatizam, etc, etc(como a pobre velhinha semanal) Espero que continue assim!! beijos meu lindo, You are the best!!!

  • kikacardinali

    hahahah…Sensacional…amei!!
    esse é o meu garoto!!

  • thata

    Adorei as curiosidades! Essa do quarteirão pra mim foi a melhor. Só faltou sua foto de uniforme. =D

  • Sônia

    Ike, que fantástico!

    Pelo menos aí vc entra e sabe que o que tem que fazer é o que mandam fazer. E não é velado!

    Eu gosto do tênis do uniforme do Mc.

    E ufa!!!! Que bom que vc confirmou que o hamburguer não é de minhoca…rs

    Torço por vc, amigo!

    Bjo

  • Guilherme Cardinali

    kkkk. Agora você me lembrou muito os contos do Christopher McCandless (Emile Hirsch) / “Into the wild”..

  • Lucila

    Concordo com a Thata, cade a foto de uniforme?
    Saudades amigo!

  • Nati

    hahaha Branquinho, é um delícia “te” ler! Imagino a tortura que é pra você trabalhar em um Mc Donalds que não tem Cheddar Mc Melt (nunca achei que isso fosse possível!). Então, na sua estadia aí, pode comer alguns Mc Chickens em minha homenagem! haha
    Fico extremamente feliz em saber que, pelo menos em Dublin, não corro o risco de comer sanduíches cuspidos, escarrados ou vindos do chão.
    E gostaria de informar que integro a torcida pela foto de uniforme junto à bonita e à Lucila! haha

    um beijo na testinha de vocês três!

  • Daniel

    Voce pode tambem se considerar um grande contribuidor mundial para aumentar o numero de pessoas chubby no mundo…

    E o povo weirdo que frequenta? Tem os weirdo sim. Os bebum vc falou mas tem tambem os chapadinho que aqui em dublin recebem 800 euros por mes do Gov para as necessidades deles.

    * Coidato do seguranca do Mac onde vc trabalha. O dia do pub crawl eu bati boca pq ele nao me deixou entrar com o copo de cerveja arvoral do bilu…

    Abs!

  • vitor aguiar

    Ahh amigo.. que bacana!!!
    Gostei de ver seu relato no seu trabalho, onde voce está vestindo a camisa!!! Que Bonito..
    Mas agora eu ri d+!!! Quem sempre odiou All Star, agora usa diariamente pra trabalhar!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk…!!!

    Abraço

  • Eric

    Você vai voltar com 3 queixos trabalhando lá…sério!

  • Ayala

    Ikito, meu querido!
    Fico muito feliz em ver que a Irlanda tem te proporcionado muitas quebras de paradigmas e novas experiências que, por mais que pareçam bobas, acrescentarão muito para sua vida.
    Realmente, trabalho por aí não está fácil, mas “do limão, a limonada”. Você é um expert nisso.
    Beijocas

  • Tati Nametala

    Que saudade vc deve ta do CheddEr semanal!
    Imagino!

  • Roger Garcia

    Puts, to me sentindo culpado por ter pedido Big Mac especial sem alface por todos esses anos… Desculpa aí! :p

Deixe um comentário